TUDO SE FAZ AOS POUCOS

 Tudo o que acontece na vida não é de uma vez, tudo é resultado daquilo que estava antes. Como diriam os mais filosóficos: toda causa tem efeito; ou inversamente: nada acontece sem uma causa que a provoca.

Se nada acontece por acaso, então tem coisas que dá para saber de onde vêm. A saúde pode ser cultivada, do mesmo modo que a doença pode ser provocada. Só que a gente planta e depois esquece do que plantou. Aliás, muitas coisas não têm volta, sobrando o arrependimento de ter feito escolhas erradas.

Se queremos colher frutos bons no futuro, não existe outra alternativa, temos que plantar boas sementes.

Se, por exemplo, quero ser escritor, tenho que escrever. Nem tudo será, a princípio, de uma qualidade perfeita, mas plantando palavras mais ou menos hoje, amanhã, com o amadurecimento, terei palavras melhores. É assim que funciona: treino, perseverança. É necessário seguir em frente sempre.

Se eu quero correr uma maratona, não  tem outro jeito a não ser treinar, e começar aos poucos. Para correr um quilômetro, talvez eu precise caminhar devagar, depois um pouco mais rápido,  até chegar ao ponto em que poderei correr 100 metros, depois 150, 200. Até o momento em que estarei apto a atingir 1km, depois é só seguir a mesma lógica e ir perseverando.

Falar é fácil, né?

Hoje ando meio parado. E como o tempo vai passando, sinto que preciso envelhecer com saúde, estou voltando a pensar na importância de retomar as atividades físicas. Tenho que retomar uma vida mais saudável, saindo do sedentarismo.

Já fiz esta experiência uma vez: saí de uma vida sedentária para exercícios físicos, chegando a correr sete quilômetros numa competição. E aí, ganhou alguma coisa? Não materialmente. O que ganhei foi a convicção de que é possível se superar. Não importa se cheguei entre os últimos, mas cheguei. Gente, chegar já é vitória. É a vitória sobre si mesmo.

E isto tudo só acontece aos poucos.

Estou fazendo uma experiência, retomando o hábito de caminhar diariamente. Estou bem destreinado e acima do peso. Está acendendo em mim aquela luzinha que diz: Você já provou uma vez que pode sair de um estado de inércia para um estado de movimento. Você pode. Você vai. Daqui a alguns dias, voltarei a falar do resultado de minhas caminhadas diárias. Pode ser que isto se torne um hábito de correr.Por enquanto, é caminhada. Agora só sei que tenho que dar continuidade, tornando o ato de caminhar diariamente um novo hábito, acrescentando mais saúde. Acredito que de pouco a pouco se pode chegar bem além do que se espera.

Esta é minha lição e o conselho que me entrego hoje: tudo o que é grande começa pequeno, e os objetivos são alcançados quando nos dispomos a caminhar, mesmo que seja aos poucos.

Caminhar e escrever tem o mesmo sentido. É preciso fazer. Tudo é questão de treino e de perseverança. Vamos lá, José!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

UM PASSO DE CADA VEZ

mais vida menos palavras - com tradução do português para o inglês

A visão do jacaré