A LIBERDADE NÃO É FÁCIL

 A liberdade não é uma coisa fácil. Vamos lembrar de um ato de libertação que encontramos na Bíblia: o Êxodo. Para deixar de ser escravo, é preciso sair do Egito, ser perseguido, atravessar o mar Vermelho, enfrentar o deserto por vários anos, caindo e levantando, sendo atacados por bichos selvagens e serpentes venenosas.  E continuar! E ir caminhando. A própria caminhada já é um ato de liberdade, mesmo que não chegue ao objetivo de forma concreto. Libertar-se é um processo que se constrói.

E este processo não é fácil porque é necessário largar as falsas seguranças.

Pode haver muitas formas de falsas seguranças. A pessoa se humilha e é humilhada porque sua visão é curta e pensa que não pode, por exemplo, encontrar uma vida melhor fora de sua zona de segurança. É escravizada pelo medo. Medo de perder. Mas a esta altura da vida? Acho que não dá para arriscar. É o argumento que muitos têm para si mesmos. Então se continua frustrado naquele emprego, naquela profissão, naquele mundo, onde se sente escravizado, mas seguro.

Para se alcançar a liberdade é preciso lutar por ela. A liberdade não nos é dada simplesmente. Temos que sair da zona do conforto, fazer o que nos cabe, e não apenas esperar. 

A liberdade se conquista abrindo a mente para possibilidades novas, além daquelas que estamos acostumados.Temos que nos renovarmos continuamente se queremos ser livres.

Não nascemos livres e não cabe aos outros nos dar a liberdade. Temos que ir atrás dela, temos que abrir caminhos, temos que passar pelo mar, atravessar muitos desertos, e lutar muito neste processo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

UM PASSO DE CADA VEZ

mais vida menos palavras - com tradução do português para o inglês

A visão do jacaré