DIA DO AMIGO É TODO DIA!
Dia dos amigos é todo dia, porque para a verdadeira amizade não é preciso dia marcado.
Quando se tem um verdadeiro amigo, tem-se uma riqueza incomparável. Ter um círculo de amigos é como ter uma família pela qual se une para além dos laços de sangue, de raça, de religião, de sexo. Ter amigo é mais do que ter parente.
Pode acontecer que um irmão se torne inimigo, mas o amigo sempre será um irmão. O ideal é que o irmão seja também amigo. Aí a amizade fica melhor ainda.
A amizade não pode ser destruída nem pelo tempo, nem pela distância, nem pelas circunstâncias.
Reconhece-se que existe amizade verdadeira quando, de repente, passados dias, meses, ou até mesmo anos, você se depara com alguém e recomeçam uma conversa suspensa há tempo, como se o tempo não fosse nada. Com certeza, as coisas mudaram muito: hábitos, ideias, política, o mundo, tudo. Até a gente mesmo se reconhece outro. Mas a amizade continua igual!
Também a distância não é problema. Não é necessário se ver todo dia para cultivar a amizade. E pode acontecer que haja pessoas com quem nos encontramos todos os dias e, no entanto, não consigamos acender a chama de uma amizade. Aliás, a grande maioria com quem nos relacionamos são colegas, poucos se tornarão amigos. A distância não é problema para a amizade verdadeira, principalmente na contemporaneidade, em que a comunicação à distância é cada vez mais uma realidade.
Em que mais se caracteriza a amizade verdadeira? Ah! Sim! Ela é sempre aberta! Não exige exclusividade. Não se entristece se o amigo faz outra amizade. Não tem cobranças. Entende o silêncio. Sabe escutar. Fala o que for preciso sem medir as palavras. Aconselha sem moralismos. Dá dicas ao outro de como melhorar neste ou naquele aspecto. Não se alegra com a queda do outro. Regozija-se com a vitória alheia. Sabe solidarizar-se com o outro nos momentos de dor. Sabe aproximar-se quando for necessário. E afasta-se nas horas em que o outro precisa estar só.
O amigo tem um coração elástico, sempre há lugar para mais um, sem precisar expulsar aquele que nele já habita, não havendo lugar para ciúmes. Ao contrário, se houver necessidade, o amigo de verdade vai dar o espaço necessário para que o outro viva uma grande paixão. E saberá permanecer distante, torcendo pela felicidade do outro, sem jamais ser invasivo ou preconceituoso
Para a verdadeira amizade, religião, política, concepções diversas de vida ou opções diferentes, cultura, classe social e quaisquer outras diferenças possíveis e imagináveis não serão obstáculos, pois ela traz como características substanciais: quebrar barreiras e construir pontes.
Hoje, assim como foi ontem (e será amanhã e nos dias que virão depois de amanhã), é sempre o dia da amizade verdadeira, a qual não precisa de data certa para ser celebrada.
E a todos os amigos e amigas, de longe ou de perto, àqueles que recentemente encontrei e àqueles que há muito não nos vemos nem nos falamos, desejo felizes dias de uma amizade boa e frutífera para sempre!
Comentários
Enviar um comentário