SE DEUS É PERFEITO, POR QUE O MUNDO É TÃO IMPERFEITO?

Hoje comecei a me perguntar: Se Deus é perfeito, por que criou ele um mundo imperfeito? E, na tentativa de responder a esta pergunta, realizei algumas descobertas: não posso ser filósofo, nem teólogo, nem cientista. Sou homem de intuição! Não raras vezes, a verdade me aparece como uma intuição!

Minhas questões são desconcertantes e as respostas também, porque algumas vezes diferem do lugar comum. Sou um tanto desconfiado de respostas prontas e rápidas. 

Quando alguém chega a mim, tentando me convencer de algo, principalmente se tentar me convencer com artifícios de linguagem bonita, eu já fico com um pé atrás. Desconfio um pouco destas lógicas tão coerentes que querem me enfiar goela afora verdades que não me convencem aqui por dentro. 

Se não me convencem por dentro, não consigo aderir, por mais lógicos que pareçam alguns discursos. Não é a lógica nem a sofisticação dos argumentos que me vão obrigar a abraçar causas que meu coração não aprova ou, pelo menos, desconfia, por uma insatisfação intuitiva.

Tem coisas que são pura intuição. Não penso como filósofo, principalmente por causa desta minha confiança na intuição e minha desconfiança do racionalismo.

Sou intuitivo, na maioria das vezes, mas não ingênuo. Então também não sou um homem que facilmente se convence por discursos teológicos. Tenho minha fé. Não abro mão da fé, mas não aceito qualquer afirmação teológica.

Nutro uma desconfiança pela sabedoria livresca, dos que citam autoridades passadas ou presentes, da filosofia, da teologia, das doutrinas várias e infindas deste mundão.

E, de repente, em meio a algum discurso religioso ou filosófico vibrante, lógico, emotivo, convincente demais, me acende aqui dentro uma luzinha de alerta, me dizendo: Cuidado!

E minha intuição é questionadora, me mostrando outra lado da coisa. Exemplo: Se Deus é perfeito, por que sua criatura é imperfeita?

Aí vem pessoas com suas teorias filosóficas e teológicas, tentando justificar Deus, a suprema perfeição, jogando a culpa nas próprias criaturas, por serem tão imperfeitas. Estas são imperfeitas por culpa própria. E Deus, que domina o mundo, tudo cria de forma perfeita, mas a imperfeição entra por obra de Satanás ou das próprias criaturas. E assim se faz inúmeras manobras mentais para entender esta aparente contradição. E se busca explicações de muitas formas. E tudo tem que caber numa lógica perfeita para não se tirar de Deus o atributo da perfeição.

Mas a minha intuição diz que esta lógica não bate. Minha intuição diz uma coisa que me parece mais lógica, isto é, que a imperfeição das criaturas faz parte de um plano perfeito do Criador. Então, tudo é perfeito, mesmo quando parece imperfeito.

E isso me alegra porque começo então a olhar o mundo com outros olhos. E tenho que admitir que não ser perfeito faz parte da perfeição. Minha perfeição consiste exatamente na minha limitação.

Minha intuição diz que eu sou imperfeito porque Deus me quis assim. Então, vou fazer o que puder e o que estiver ao meu alcance, sem esta obsessão por ser o melhor, o impecável.

Tenho obrigação de fazer o que estiver ao meu alcance, errando muitas vezes, consertando uma coisa aqui outra acolá, mas sabendo que Deus, se me quisesse perfeito, não teria me criado tão limitado.

Então, que Deus seja louvado nas nossas imperfeições!

Afinal, a imperfeição do mundo é resultado do que Deus quis. Portanto, na imperfeição do mundo eu encontro a perfeição de Deus!

Não pensem nisso como filosofia ou teologia. Isto é intuição!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

UM PASSO DE CADA VEZ

mais vida menos palavras - com tradução do português para o inglês

A visão do jacaré