A VIDA SE FAZ EM FASES

     Meus amigos.

    Na presente data, 29 de abril de 2021, estou completando sete anos na função de Técnico Judiciário, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. E confesso que estou muito realizado nesta minha profissão. É um ciclo que se fecha. Como assim? Já explico minha percepção!

    Eu acho que a cada temporada de nossa vida se fecha um ciclo e se abre outro.

    Uma amiga minha um dia me disse: - José, eu nunca vi alguém mudar tanto de profissão. Você foi padre, depois comerciante, depois auxiliar de produção, depois técnico administrativo, depois professor, depois técnico judiciário, e depois? O que mais você vai ser?

    E eu disse: - Deus é que sabe!

    E acrescentei: -Faltou você dizer o que eu fui antes de ser padre. Antes eu fui criança, depois fui estudante, depois fui boia-fria, depois fui estudante de novo, e boia-fria de novo, depois fui indo, até chegar onde você se lembra de ter me conhecido, que era no tempo de padre.

    Mas é assim mesmo! Outro dia  estava lembrando entre amigos esta minha trajetória, aí alguém me disse, brincando: - Pelo jeito você não viu o dilúvio, mas deve ter pisado no barro que ficou!

    E aí outra pessoa acrescentou: - Nossa, José! Pelo jeito você já fez muita coisa na vida, agora você se tornou um grande mentiroso. 

    Rimos disso!

    Mas eu penso que a vida é assim mesmo: feita em fases! Eu mesmo acho que para mim existe um ciclo que se completa e exige uma renovação. Acho que até biologicamente a gente não é o mesmo a cada período de tempo. Eu acho, deixo que os biólogos e os demais entendidos de ciência expliquem isso. Eu que não sou cientista, nem filósofo, nem teólogo, posso divagar bem à vontade para falar a verdade do meu jeito.

    Então, para mim funciona assim: a cada sete anos aproximadamente eu sinto uma mudança em minha vida. Pode ser uma mudança visível, mas pode ser algo que se processa apenas dentro de mim.

    Mas sempre existe um marco decisivo. Entrar no Seminário, sair do Seminário e voltar, tornar-se padre, deixar de ser padre, trabalhar em um empresa, trocar de trabalho, etc.

    O que me fez pensar nisso hoje foi justamente o fato de estar completando sete anos no Tribunal de Justiça do Paraná, atualmente morando em minha cidade natal, Carlópolis, na qual espero permanecer até quando Deus quiser.

    Mas o fato é que também há um marco que fecha este ciclo e significa uma renovação. Este marco é a publicação de meu primeiro livro de Poemas, é como uma porta que se abre para uma mudança de perspectivas.

    A mudança, como eu já afirmei antes, não é necessariamente física. Continuarei firme no meu trabalho, é um lugar que realmente amo trabalhar, tenho colegas e amigos excelentes, tem um clima de colaboração e respeito muito grande entre os que trabalhamos juntos. Só tenho a agradecer a Deus e aos amigos e amigas de caminhada nestes últimos sete anos.

    Eu sinto que é preciso mudar sempre para melhor, e depois destes sete anos, espero ( na verdade, já sinto que começou!) que se abra um novo ciclo de realizações.

    E você, já pensou nisso também? Provavelmente você também sinta isso. Sua vida pode ser feita de ciclos que se fecham para você  tentar se tornar sempre uma pessoa melhor.

    Boa renovação para você também!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

UM PASSO DE CADA VEZ

mais vida menos palavras - com tradução do português para o inglês

A visão do jacaré