A SOLIDÃO TEM PARTE BOA

 A solidão é ruim ou boa? Na minha opinião... depende...

Depende do que você faz com ela.

Por exemplo, tem gente que não suporta nunca ficar sozinho, tem que estar sempre cercado de pessoas, e acha que a solidão é algo ruim, totalmente ruim.

Por outro lado, há quem goste de ficar sozinho de vez em quando, há quem precise de ter um tempo para si mesmo. 

A gente precisa sempre dialogar, ouvir os outros, falar com os outros, ler os outros, etc. Porém, há momentos em que precisamos ouvir a própria voz. Travar um diálogo profundo dentro de nós mesmos.

Eu costumo brincar que cá dentro eu curto altos papos. E é justamente desta conversa interior que nascem as minhas inspirações.

Mas, o mais interessante de tudo, é a gente ter assunto para se conversar. Deve ser muito triste e duro você não gostar de ficar consigo mesmo. Eu, e isto só posso dizer de mim, gosto das coisas que penso. Gosto de me fazer companhia.  E por isso mesmo é que me comprazo na solidão.

Uma solidão eterna? Ah, isso não! Solidão eterna é o inferno!

Mas um pouco de solidão pode ser o porto seguro que, às vezes, precisamos para seguir adiante e estabelecer conexão saudável com os outros. 

Não posso deixar de conviver, mas também não posso ficar tão saturado de mim mesmo, que não consiga de vez em quando ficar sozinho!

Nem sempre é ruim ficar sozinho. A arte, que alimenta a vida e os relacionamentos, inúmeras vezes nasce da solidão.

Nestes tempos de pandemia, não lamente a solidão. Aproveite para se conhecer melhor e criar alternativas para sua vida, indo além da superfície.

Aproveite sua solidão para se fortalecer e se tornar melhor para  um melhor convívio com os outros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

UM PASSO DE CADA VEZ

mais vida menos palavras - com tradução do português para o inglês

A visão do jacaré