Viva sua fé!

Estes dias estava pensando que tem assuntos que não valem a pena discutir, um deles inclui religião.

Muitas vezes a discussão sobre religião leva  à separação. Amigos e familiares se dividem! Porque cada qual se atem ao que pensa e ao que sente. Tem pontos na religião de cada um que são inegociáveis. Então, é besteira pura querer mudar a cabeça de alguém, a não ser que você tenha algo melhor para oferecer.

E, no final das contas, todos nós tateamos num terreno escuro chamado fé. Ninguém sabe exatamente o que o outro crê, porque é coisa íntima demais.

Às vezes, dizemos até as mesmas coisas, expressamos ideias com as mesmas palavras e até parece que concordamos. Num nível intelectual talvez até pensemos do mesmo modo. Mas na subjetividade, cada um sente o que pensa de modo diferente. O que eu penso e o que você pensa pode até ser exatamente a mesma coisa, no sentido de que pode ser expresso nas mesmas palavras. Mas os sentimentos meus e seus sobre o que pensamos posem ser muito diferentes.

A experiência espiritual continua sendo uma coisa individual, mesmo que experienciada em comunidade, mesmo que bebida na mesma fonte, mesmo que expressa em palavras comuns.

Eu não quero mais discutir religião. Coloco minha opinião. Ouço opinião. Mas não brigo mais. Chega de divisões. Não quero machucar nem ser machucado. Larguemos as intrigas religiosas para lá! Não vale a pena! A única coisa que vale a pena é viver intensamente a sua fé, sem imposições. Se eu ou você tivermos que nos impor que seja pelo testemunho de uma bela vida. Na esperança vivida! Vivida no amor! Na fé!

Viva a sua fé! Deixe-me viver a minha fé!

Quem sabe a gente consiga fazer um pacto pela Paz, a fim de que a religião deixe de ser vista e combatida como fonte de separação e guerras entre os homens!

Se for para fazer a guerra entre os homens, melhor seria um mundo sem religião! 

Mas, e isto eu acredito profundamente, o dia em que houver mais fé que religião, o mundo será melhor. Afinal, como bem disse Tiago: " A verdadeira religião, aos olhos de Deus, pura e sem falhas, consiste em amparar os órfãos e as viúvas em suas necessidades. Consiste também em não se deixar influenciar pela corrupção do mundo". (Tg 1, 27).



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

UM PASSO DE CADA VEZ

mais vida menos palavras - com tradução do português para o inglês

A visão do jacaré