VIVENDO O AQUI E AGORA!

 Quem não tem passado? Quem passado não tem é porque não viveu.

Sua história pode ser  boa ou talvez nem tanto. Mas para que serve mesmo a história? Meu velho professor dizia: a história é a mestra da vida. Ensina-nos a aperfeiçoar o que foi bom e corrigir os erros.

Eu acredito que nossa história ( a história pessoal de cada um) deve ser integrada à vida presente, ou seja, deve ser aceita como aquele fio condutor que nos trouxe até onde estamos.

Você pode me indagar, mas como posso aceitar o passado se eu não estava no controle de tudo, nem tudo saiu como eu quis, muitas adversidades encontrei no caminho. Tinha pedras no meio do caminho, muitas pedras, e não fui eu que as coloquei. E eu tropecei nelas, me feri, machuquei-me sem querer tantas vezes.

Muitos fatos sucederam sem nosso consentimento, coisas inevitáveis, e daí? Eu hoje tenho liberdade para tomar outros rumos, fazer coisas diferentes, ser diferente. Não preciso estar preso ao passado, mas devo aceitá-lo como parte integrante de minha vida. Inclusive os fracassos, as dores, as decepções, os equívocos, os tropeços, as quedas, os desajustes, as solidões, etc.

Só o presente me pertence, e é nele que devo trabalhar as heranças recebidas e a história construída até aqui, para escrever este momento, transformando o que pode ser mudado, corrigindo rumos e aceitando o que não tem mais conserto. 

E assim como o passado um dia já foi presente, meu presente se tornará futuro. E para que amanhã eu possa colher frutos melhores, vou lançar boas sementes em minha terra chamada hoje, enquanto estou a caminho aqui e agora!

Só peço a Deus a sabedoria para distinguir o que tenho de aceitar como inevitável e o que cabe a mim mudar, vivendo intensamente, sem perder tempo o presente que tenho em mãos, este instante.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

UM PASSO DE CADA VEZ

mais vida menos palavras - com tradução do português para o inglês

A visão do jacaré