LIBERDADE, PRECIOSO DOM



Um dos temas sobre os quais  mais gosto de refletir é sobre a liberdade.

É tão bom ser livre! Ser dono de seu próprio destino. É tão bom saber que você mesmo é capaz de fazer suas próprias escolhas e de responder por si mesmo, tomando as rédeas do destino em suas mãos.

Ser livre é maravilhoso. Mas isto também não é fácil. Temos que construir a liberdade, e depois disso assumirmos a responsabilidade pelo que vier a acontecer conosco.

Não é fácil ser livre, exatamente porque quando nos tornamos livres de verdade, temos de nos responsabilizar pela própria vida, sem culpar o destino, nem os outros, nem o mundo, nem a Deus. Sou responsável pelas minhas escolhas e tenho de arcar com os resultados que vou colher. 

...

E o que pode nos escravizar? Cada um deve responder por si mesmo. Posso ser escravizado por tantas coisas: por uma pessoa, por uma instituição, por uma ideologia, por um trabalho, por uma ideia fixa, por vícios, e você pode acrescentar mais a esta lista. 

Mas a pior escravidão é aquela que você impõe a si mesmo, aquela que está em sua mente.

Lembro-me de ter assistido a um vídeo que mostrava um psicopata americano, o qual foi acusado de influenciar várias pessoas incentivando-as a cometer homicídio. Ele mesmo se dizia inocente e que os discípulos seus,  que cometeram assassinato, o fizeram porque eram livres para fazer. Fizeram porque queriam. Eram livres.  E o que fizeram era de escolha de cada um. Cada um era responsável por suas ações, e ele, como líder, não tinha como responder pelas atitudes livres dos outros.

Também ele afirmava com muita convicção e segurança, que mesmo estando preso e sabendo que iria morrer na prisão, ele era totalmente livre, mais livre do que os outros que estavam zanzando por aí, aparentemente libertos, mas totalmente escravizados por instituições e ideologias que os massacravam. 

De dentro da prisão, ele afirmava categoricamente que não estava preso, pois a liberdade está dentro da mente de cada um. Podiam aprisioná-lo, torturá-lo, no entanto, ele seria sempre mais livre do que seus carcereiros e torturadores.

Tirando de lado sua psicopatia, alguma coisa verdadeira Charles Manson nos ensina: a liberdade está no pensamento. Para ser livre é preciso pensar livremente, ou seja, o pensamento é o lugar sagrado onde ninguém pode penetrar e forçar você a nada.

Quer ser livre? Pense por si mesmo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

UM PASSO DE CADA VEZ

mais vida menos palavras - com tradução do português para o inglês

A visão do jacaré