DEPOIS DA MORTE/ After death

A morte é uma certeza na nossa vida, nisso todos as pessoas concordam. A discordância começa sobre este assunto no que se refere ao que vem depois. 

Sobre o que vem depois, alguns acham que não há nada. A morte seria, neste caso, o fim natural de uma vida. É o fim dos sonhos, da luta, das alegrias e sofrimentos. Para estes não há mais nada a esperar. Ponto final.

Para a grande maioria das pessoas há diversas formas de pensar na morte como uma  passagem para outra forma de vida.

Para os espíritas, estes creem que existe um retorno com a finalidade de purificação. As pessoas nascem, morrem e renascem até estarem prontas e não precisarem mais voltar.

Para os cristãos, há a ressurreição. 

Mas a visão de ressurreição também varia para os cristãos: 

Uns, por exemplo, acham que quando a pessoa morre, não apenas morre o corpo, mas também sua alma. É como se a pessoa entrasse num sono profundo, num estado de inconsciência, aguardando o final dos tempos, o retorno de Cristo, momento então em que retomariam a sua consciência e seu corpo e entrariam no gozo eterno de uma vida sem fim, com Deus. Neste caso, só os eleitos ressuscitariam.

Para outros, a pessoa morre apenas fisicamente, e logo após a morte tem duas alternativas: o céu ou o inferno. Se ela viveu bem e fez o que agrada a Deus, vai para o céu. Se ela viveu mal e desagradou a Deus vai para o inferno. E no final dos tempos, com a volta de Cristo, os corpos também ressurgirão: luminosos e leves como o corpo de Cristo, os que participarão eternamente de sua glória; opacos e pesados, os que sofrerão os tormentos eternos. Neste caso todos ressuscitam, os bons para a felicidade eterna; e os maus, para a infelicidade eterna. 

Outra variação da fé cristã na continuidade da pessoa depois da morte é a crença que existe três realidades possíveis depois da morte: o céu, o purgatório e o inferno. O céu é para os santos, aqueles que já estão totalmente purificados e passam a gozar da felicidade eterna com Deus, logo depois que morre, ou depois de ter passado por uma purificação. O purgatório é a transição de uma alma que precisa ser purificada para entrar no céu. Período de purificação. E o inferno é o lugar dos que rejeitaram a salvação. É um lugar da condenação eterna. Aqui também se crê na volta de Cristo no final dos tempos. Crê-se também na ressureição da carne e na vida eterna. 

Seja qual for a crença e a expectativa do que vem depois, eu penso o seguinte: de qualquer forma vale a pena viver bem. Seja lá o que for que vier, nada tem a arrepender aquele que viveu de forma plena, entendendo isto como viver de forma a deixar coisas boas atrás de si.

Se tudo acabar aqui mesmo, você prosseguirá na memória do que você deixou nesta terra. Também você continuará a viver nos seus filhos e nas suas obras. Desde que você não viva em vão, sua vida terá valido a pena. 

Se você acredita na reencarnação como forma de purificação de erros ou imperfeições de outras vidas passadas, você também tem motivos sérios para viver o bem, para fazer coisas boas, a fim de alcançar o aperfeiçoamento necessário para chegar a uma eternidade feliz.

E se você acredita que Cristo está sentado  à direita de Deus Pai, de onde Ele virá para julgar os vivos e os mortos, e estabelecerá o seu Reino de Amor, de Justiça e de Paz - Um Reino que não terá Fim- então você tem motivos para viver esta vida de forma plena aqui e agora.

Qualquer que seja sua visão sobre o que vem depois da morte, todos temos uma coisa que nos une: a Fé na Vida. Precisamos viver intensamente aqui e agora! De qualquer forma, a colheita futura depende do que estamos plantando hoje, independentemente do que você creia em relação ao pós-morte. 

Viva hoje! Viva intensamente!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

UM PASSO DE CADA VEZ

mais vida menos palavras - com tradução do português para o inglês

A visão do jacaré